Há tempos a novela ‘Páginas da Vida’ exibida pela rede Globo desencadeou um assunto muito importante que se tornou preocupante perante a sociedade. Como se já não bastasse tantos problemas temos a preocupação com jovens que estão ligados á idéia da estética e da beleza, estes sofrem diariamente uma grande influência para que pratique atos absurdos, em busca do padrão fixo estipulado pela própria sociedade.

Assim como a novela a Malhação também vem apresentando os perigos e a preocupação com relação a esse assunto, já se tornou evidente que a mídia tenta de todas as formas orientar as pessoas com relação a assuntos perigosos, no entanto desta forma não entendem que estão de fato induzindo o jovem ao erro. Veremos agora um pouco mais sobre esses dois problemas que de fato estão interligados:

– Anorexia
Essa é uma doença complexa envolve basicamente componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. A pessoa que sofre deste problema é denominada anoréxica ou anorética. Existe um índice razoável de mortes por conta da anorexia, no entanto é um fator preocupante em meio à sociedade como um todo. Esta doença é mais comum em adolescentes do sexo feminino, pois a busca pelos padrões de estética são maiores.

Os sintomas da anorexia são:
– Peso muito abaixo no normal
– Prática excessiva de atividades físicas
– Negação em relação ao assunto
– Desequilíbrio do ciclo menstrual
– Depressão em estágio inicial
– Desmaios e hesitação a se alimentar
– Sensação de peso sem que ele de fato exista
– Indisposição

– Bulimia:
Já a bulimia é uma disfunção alimentar associada à anorexia, ou seja, é uma conseqüência da anorexia que atingiu o sistema alimentar, ou seja, já não se trata mais de sensações e cálculos se trata de estatísticas. Assim como na anorexia a bulimia é uma síndrome que envolve por sua vez fatores biológicos, psicológico, familiar e cultural. Isso significa que existe a busca maior pelo padrão de beleza e magreza. Envolvendo a alto-estima, a vivencia em sociedade e as normas de moral.

Os principais sintomas são:
– Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos
– Vômitos outoinduzidos uso de medicamentos diuréticos e laxantes
– Obsessão por exercícios físicos
– Negarem-se a ingerir alimentos calóricos e saudáveis.
– Procurar comer escondido dos outros
– Depressão
– Fraqueza
– Anemia e hepatite

Deixe uma resposta