Saiba qual seu tipo de corpo

Muitas mulheres não entendem porque algumas engordam mais no quadril e outras na barriga. E não sabem porque um treino de academia funciona mais para algumas e não para a outras. Formas do corpo, metabolismo, idade e a genética é o peso maior pelo seu biotipo.

É claro que o importante é nos sentirmos bem… independente da roupa ou qualquer coisa que for.

Se conseguir identificar qual o seu tipo de corpo e conhecendo os pontos fortes, conseguirá manter um equilíbrio, e automaticamente as roupas vão parecer deixar o seu corpo mais bonito.

Existem diversos tipos de corpo, mais aqui listaremos os mais comuns:

tipo de corpo

O ideal é que todas cheguem perto do corpo ampulheta, para que haja um corpo em equilíbrio e assim você cria uma harmonia entre seu corpo e suas roupas.

Encoste na parede e peça para alguém fazer as medidas na parede, é claro que a medida de ombro e quadril não vão ser iguaizinhas, mas você vai perceber que tipo de corpo é o seu.

Se não tiver alguém para te ajudar, olhe no espelho e perceba as três medidas principais do seu corpo, ombros, cintura e quadril.

Observação: Acompanhe todas as dicas, é fácil e verá como funciona, e saiba como tirar proveito das roupas para disfarçar os pontos fracos e realçar os pontos fortes de cada corpo.

tipo de corpo

Corpo em formato de 8 ou ampulheta

É aquele corpo que todo mundo quer, equilíbrio entre ombro e quadril e cintura afunilada.

Corpo ampulheta – Invista:

Quem tem o corpo de ampulheta, o popular corpo violão, tem a cintura fina e curvas bem acentuadas. As mulheres que têm este formato de silhueta precisam suavizar as curvas, por isso uma dica infalível é investir em cintos finos de cores que contrastem com o tom da roupa. Vestidos com detalhes pequenos na parte superior dão a ilusão de que esta região do corpo é menor. O drapeado pode valorizar ainda mais a parte inferior.

Corpo ampulheta – Evite:

As donas deste formato de corpo devem evitar os cintos grandes ou apertados e muitos detalhes nos ombros (isso faz parecer que eles são a maior parte do seu corpo). Quem tem silhueta em ampulheta, deve optar por valorizar uma parte do corpo e disfarçar outra. Ou seja, se for investir no decote, suavize as pernas e assim por diante.

Corpo oval

O corpo onde a parte do abdomem e do estômago ou seja o tronco, é arredondado, a medida da cintura é maior que a do quadril e dos ombros.

Corpo oval – Invista:

Quem tem o corpo oval, ou conhecido também como maçã, geralmente tem a cintura maior que os ombros e os quadris. Essas mulheres devem invistir nos decotes em V e cintos abaixo dos seios, que realçam e alongam a silhueta. Se você for uma apaixonada por estampas, a dica é escolher desenhos e listras pequenos com fundo escuro. Para completar o visual, acrescente algum acessório (colar ou faixa) colorido, contrastando com o tom usado na roupa.

Corpo oval – Evite:

Fique longe dos decotes ‘carecas’! Eles são os maiores vilões do corpo oval. A ausência dos decotes provoca um efeito de “achatamento” do corpo e não valoriza a silhueta. E se o drama são as estampas, todos os desenhos engordam, indiferentemente se são listras verticais, horizontais, florais ou geométricos.

Corpo reto

O corpo que a cintura tem quase a mesma medida do que no quadril e ombros.

Corpo reto – Invista:

O corpo reto tem ombros, quadris e cintura da mesma proporção – ou seja, não tem uma parte do corpo que seja mais acentuada. Mulheres com este tipo de corpo devem apostar em peças justas ou roupas que marcam a cintura. Vale se jogar nas calças de cintura baixa, saias tulipas e tudo que dê volume para as pernas: cintos bem marcados, saias lápis e calças afuniladas (cenoura, boyfriend, ou saruel). Outra dica para as mulheres com corpo reto é investir em vestidos ou batas soltas (nem grandes nem largos), blusa com cortes acinturados, babados, drapeados, nervuras, sobreposições e recortes orientais. Mulheres do tipo reto, também podem abusar dos decotes: em V, ou estilo canoa ou saias evasês

Corpo reto – Evite:

As mulheres muito magrinhas gostam de mostrar as pernas, mas, para elas não indico peças curtas – como por exemplo, as minissaias – pois elas não têm as pernas como ponto forte. Algumas mulheres com este biotipo cometem falhas ao se vestir com trajes do estilo ‘camisola’, ou com numeração maior que o tamanho real. O ideal é lembrar de que a silhueta reta precisa ganhar curvas e se quiser investir em roupas mais largas é melhor recorrer ao cinto, ou faixas na linha da cintura.

Corpo Triângulo

Corpo onde o quadril é bem mais largo que os ombros. As mulheres com este tipo de corpo caracterizam-se por:

  • Tendência a ganhar peso nos quadris nádegas e coxas.
  • Ombros mais estreitos do que os quadris, com menos gordura da cintura para cima.
  • Cintura fina e estômago plano, quadris e coxas arredondados.

Corpo triângulo – Invista:

Para quem tem o corpo pera (quadril maior, seios menores e coxas largas) o ideal é apostar em decotes fechados, com cortes horizontais (conhecidos também como estilo “careca”), pois eles fazem os seios parecerem maiores e equilibram a silhueta. É válido também investir em blusas em estilo tomara que caia ou frente única, que destacam o colo. Babados nos ombros e estampas com desenhos largos nos busto, também ajudam alongar a área e disfarçar o bumbum.

Corpo triângulo – Evite:

A mulher de corpo triângulo deve evitar os decotes acentuados (em V), que chamam a atenção para a parte superior, e valorizar os pontos fortes: quadris e as coxas. Por isso, passe longe de cintos largos e calças de cintura baixa, que provocam um desenho exagerado nos quadris. Outro ponto importante: quem tem quadril largo deve evitar peças com volume nas pernas! Também se preocupe com o contraste de cores e opte sempre por saias, shorts, ou calças de cores escuras, para disfarçar o volume nesta área. Mulheres com corpo triângulo devem evitar calças com bolsos volumosos, peças boyfriend e saias balonês. Também tente evitar os cintos caídos na altura dos quadris, que acentuam esta parte do corpo

Corpo triângulo invertido

Aquele os ombros são maiores que o quadril. As mulheres que tem corpo com forma de triângulo invertido devem evitar determinadas roupas, descubra qual é o modelo perfeito para valorizar suas formas e esconder aqueles defeitinhos.

Corpo triângulo invertido – Invista:

As mulheres com corpo em triângulo invertido têm ombros maiores e os quadris menores. Para elas, o decote em V é ótimo, pois alonga o corpo e valoriza os seios. As estampas menores na parte superior do corpo também ajudam a disfarçar os ombros. Outra dica infalível para as mulheres com corpo tipo triângulo invertido é apostar em peças que aumentem os quadris: calças saruel, ou boyfriend, saias balonês, lápis, ou godês, estampas largas em calças, saias, ou shorts.

Corpo triângulo invertido – Evite:

Evite roupas que chamem a atenção para os ombros, como ombreiras ou babados. Em vez de valorizar a área, acentua o volume dos ombros.  Esqueça também as calças justas, como leggings, ou skinnys. O forte das mulheres com corpo triângulo invertido não são os quadris! Fique longe dos cortes horizontais nas blusas. Eles só vão acentuar os ombros e criar um efeito desproporcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *