Que roupa usar no ambiente de trabalho

Saiba como se vestir adequadamente no ambiente de trabalho, para não cometer erros e não ser alvo de comentários.

Nos perguntamos sempre o que é permitido e o que não é permitido usar num ambiente de trabalho.

Devido a muitos casos que aparecem na mídia, se referindo a escândalos devido a vestimentas inadequadas nos ambientes de trabalho, faculdades, levantando assim uma importante questão, discutida muito entre os próprios funcionários e estudantes, no refeitório, cafezinho, reuniões informais no trabalho, intervalos. E quantas vezes você já sentiu o perfume exagerado do colega que chega mesmo antes dele, invadindo o ambiente de forma indesejada, aquela colega que é insinuante e usa decotes provocantes?

São fatos ocorridos com freqüência, presentes no dia-a-dia das empresas, as quais além de se preocuparem com todos os problemas mais sérios, como a concorrência, cumprimento de metas, clientes inadimplentes, lançamento de novos produtos, ainda precisam preocupar-se com o tamanho do decote ou o comprimento do vestido de suas colaboradoras.

Ainda não se levou uma companhia à falência, (tombou um transatlântico) mas uma saia curta pode alterar o humor e a produtividade, positiva ou negativamente, do ambiente de trabalho. Distrações, aglomeração de funcionários, ciúmes e assédio são conseqüências prováveis.

Assunto esse que faz parte da etiqueta empresarial, conjunto de boas práticas que evitam que o profissional cometa gafes, sejam elas relacionadas à maneira de se vestir, ao comportamento à mesa, entre os colegas de trabalho, pontualidade, postura, educação e cordialidade.

A avaliação de um bom profissional vai além de sua formação e competências técnicas. Numa escolha entre dois profissionais igualmente competentes, vencerá aquele que melhor vender sua imagem. Já ouviu falar em Marketing pessoal?

É claro que existem variações, dependendo da área de atuação que o profissional esteja inserido. Referem-se a cores, padronagem, mais sóbria, descontraída, despojada. Como existe um lado formal e “sisudo” que reconhecemos de imediato, são os executivos d área financeira e principalmente os advogados.

Engenheiros e profissionais autônomos costumam se posicionar no meio termo. Calças de sarja, jeans e camisa são o padrão vigente. Publicitários são o outro extremo. Descontração, despojamento e cores fortes são sua marca registrada.

Apesar dos diferentes estilos, as tribos e seus profissionais têm sua própria etiqueta na hora de se vestir. Utilizam-na para se diferenciar e reconhecerem-se entre si. As empresas brasileiras, seguindo uma tendência que começou nos Estados Unidos e Canadá, instituíram a sexta-feira casual. Tailleurs, sapatos de salto, ternos e gravatas são substituídos por um visual menos pesado. Deslizes aconteceram, corrigidos através de circulares ou conversas ao pé do ouvido.

Vale salientar que dificilmente um profissional conseguirá separar sua vida pessoal e profissional, transportando seus hábitos e costumes para dentro das corporações, residindo aí o perigo das gafes.

Roupas femininas

Aposte na feminilidade

Acho uma ótima opção para o ambiente de trabalho. Só tome cuidado com o comprimento.

roupa para ambiente de trabalho

Invista no blazer – ou casaquinhos e jaquetinhas

Não tem jeito. A terceira peça ajuda a deixar o look com uma cara mais formal, mais comportado. Vale usar com saias e vestidos e calça e blusa e não precisa ser só blazer, também valem casaquinhos e jaquetas.

roupa para usar no ambiente de trabalho

E o casual friday?

Algumas empresas tem o casual friday. Você trabalha formal a semana toda e na sexta pode relaxar um pouquinho. Mas presta atenção, não é porque pode relaxar que você vai sair desleixada por aí né? Nesse dia vale investir em tecidos mais confortáveis como malha ou uma calça boyfriend.

roupa para usar no trabalho

Olivia Palermo

Sempre. Não tem jeito! Acho que ninguém consegue coordenar tão bem peças clássicas com toques pessoais quanto ela.

ambiente de trabalho

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