Exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação

Muita gente se pergunta se o melhor é fazer exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação e agora chegou a hora de descobrir.

Uma dúvida vem gerando polêmica entre os frequentadores de academia. Afinal, qual a melhor ordem para se realizar os exercícios aeróbicos, antes ou depois da musculação?

Este tema já rendeu muita discussão e divergências. Ao consultar a literatura, é possível encontrar alguns teóricos do assunto que afirmam que o ideal é fazer antes, em contrapartida, existem também os que dizem que os efeitos são mais intensos se os aeróbicos forem feitos depois.

Polêmicas à parte, depois de muitos estudos e análises de profissionais, a conclusão a que se chegou é que a ordem ideal varia de acordo com os objetivos de cada pessoa.

exercícios aeróbicos

Para quem quer perder peso

A prática do exercício aeróbico após a musculação pode render melhores resultados. Isso ocorre porque ao realizar uma atividade física com pesos, a primeira fonte de energia a qual o corpo recorre é o glicogênio dos músculos.

Quando essa substância é esgotada durante a atividade com pesos, ao iniciar o treino aeróbico, o corpo é obrigado a utilizar outra fonte de energia, passando a consumir as células de gordura do corpo.

Já quando você inicia os treinos com exercícios aeróbicos, o corpo leva em torno de 25 minutos para esgotar os níveis de glicogênio e passar a consumir as células de gordura. Além disso, depois do exercício, o corpo entra em uma fase chamada de consumo excessivo de oxigênio, o que estimula o consumo de gordura.

Quem quer reduzir as medidas dos membros inferiores, deve optar por fazer o aeróbico primeiro alternando o ritmo e a intensidade com pequenos intervalos de recuperação e treinar a musculação em seguida.

para quem quer ganhar massa muscular

Se o seu objetivo for estimular o ganho de massa muscular, você também deve fazer a musculação primeiro para evitar que a intensidade dos exercícios aeróbicos consumam a energia necessária para o seu treino.

Se você começar pelos exercícios aeróbicos, seus músculos tendem a ficar cansados e menos potentes e você não terá a mesma resistência para pegar pesos que teria antes do treino aeróbico.

para quem quer aumentar a resistência física

Já quem tem como objetivo aumentar a resistência física e capacidade cardiopulmonar, o ideal é começar pelos exercícios aeróbicos para que o treino de musculação não limite a realização eficiente do treino aeróbico.

Para regular problemas cardíacos e de pressão, recomenda-se que os exercícios aeróbicos sejam feitos primeiro, com intensidade baixa e com duração de no máximo 45 minutos, para em seguida, começar os treinos de musculação.

Em termos de saúde, seja qual for o seu objetivo, o ideal é que você extraia o que há de melhor em cada modalidade.

Ainda que seus objetivos priorizem a prática de musculação, os exercícios aeróbicos são fundamentais e vice-versa, pois cada um deles tem benefícios que podem ser complementados para garantir o melhor desempenho para você e melhorar o resultado de seus treinos.

Com base nessas informações, cabe a cada pessoa definir seus objetivos junto com um profissional capacitado e decidir a melhor ordem para a realização dos exercícios.

E lembre-se sempre que, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, você deve fazer exames médicos para garantir que possa aproveitar ao máximo os benefícios da prática esportiva, sem comprometer a saúde.

Tenha um excelente treino!

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