Etiqueta no trabalho

Saiba como se portar no trabalho com algumas dicas de etiqueta, comportamento e tratativas.

As empresas podem deixar de contratar profissionais pela impressão causada em uma entrevista?

Sem sombra de dúvida, pois neste primeiro contato, estão todos avaliadores observando,comportamento, linguajar, atitudes, enfim, creia que você é o foco. Naquele momento onde a empresa está precisando de um colaborador que possa aliar competência, conhecimento emocional e imagem pessoal. E muito provável que o candidato não tenha outra oportunidade para mudar a primeira impressão. Por essa razão é muito importante no primeiro contato passar a “boa imagem”.

Quando se fala em etiqueta, não estamos falando em formalidades, e muito menos que seja assunto sem importância. Está atrelada ao respeito, cordialidade, à educação. No trabalho, a etiqueta tem o intuito de padronizar o comportamento em prol das efetivas relações humanas. Ao criar alguns protocolos, facilita as ações em grupo, antecipando ou sanando problemas.

Dicas de alguns protocolos da etiqueta e sua aplicação é importante tanto no trabalho como na busca por uma a vaga no mercado.

Confira:

Estar informado sobre a empresa é essencial

O candidato tem de investigar sobre a empresa. É importante conhecer os objetivos e missão das empresas. Dica: acesse o portal da cia. Estar informado sobre os últimos acontecimentos
no Brasil e no mundo (conhecimentos gerais) também é determinante. Isso te dará maior confiança, consequentemente maior tranquilidade na hora da entrevista.

Entrevista não é teste

O candidato deve encarar a entrevista como uma oportunidade, em que lhe será agregada experiência, independentemente do resultado.

O segredo é:

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Ter uma boa noite de sono. Na entrevista, ouça o que o entrevistador está te dizendo, e nas respostas, não tente adivinhar o que o entrevistador quer ouvir.

Se você se ativer às “respostas prontas” pode ser selecionado para uma vaga que não tem a ver com o seu perfil. Isso poderá lhe causar incômodos e constrangimentos mais tarde.

Seja sincero. Cuidado para não ser prolixo. Responda às perguntas com coerência e objetividade. Para isso, esteja sempre informado. Não interrompa o entrevistador. Fuja de perguntas e respostas negativas. Jamais critique outras empresas.

Roupa

Na dúvida, peque pela formalidade. Descobrir quais estilos de roupas os colaboradores usam antes da entrevista é o ideal, mas se não houver esta possibilidade não arrisque: é melhor pelo conservadorismo, em detrimento da informalidade. Se a vaga ambicionada é na área de marketing, por exemplo, o candidato pode apresentar-se de forma mais despojada.

Tenha bom senso. Não usar roupas extravagantes ou muito justas. Preferência por cores sóbrias como a preta, branca, cinza.

Imagem pessoal

Planejamento e pontualidade são essenciais. Durante uma entrevista, seja sincero e olhe o entrevistador nos olhos.

Dica: Se tiver tatuagem, não deixar exposta ou se pensa em fazer uma, a indicação é escolher locais não muito visíveis, para não influenciar em sua carreira. O piercing também não é adequado.

Na entrevista, demonstrar um pouco de formalidade, mesmo que após a contratação o comportamento possa mudar, devido à necessidade de se adequar mais ao perfil da empresa ou de imprimir mais o seu estilo pessoal.

Para as mulheres, a maquiagem não deve ser extravagante, para não haver o risco da aparência chamar mais a atenção do que as competências profissionais. Não abusar nos acessórios, eles devem ser discretos. A cor do esmalte segue a mesma linha discreto, não pode ser um contraste com maquiagem e roupa. Nesse caso, cuidado com as cores escuras.

Procure ir à entrevista de calça, pois é mais confortável.

Pergunte

Não tenha receio em fazer perguntas. Jamais saia da entrevista com dúvidas. Se você está pleiteando uma vaga, precisa ficar a par das condições estabelecidas que estejam atreladas à função almejada ou à empresa. Seja honesto.

No trabalho

Respeite o espaço dos colegas de trabalho. Em sua mesa, não coloque objetos pessoais em demasia, isso pode ser considerado falta de postura profissional.

Palavras mágicas como: obrigado e por favor são sempre eficazes e fazem parte obrigatória do proceder no trabalho. Nunca altere o tom de voz. Cumprimente sempre os colaboradores próximos.

Seja companheiro. Ajude o colega de trabalho em suas tarefas sempre que houver necessidade. Não faça perguntas invasivas, que possam constranger o colega.

Entenda que todos fazem parte de um grupo e que se um não alcançar o resultado, todos poderão ser prejudicados.

Observe as regras como: usar o celular, não usar o telefone da empresa para bate-papo particular, fone de ouvido, música, pé sobre a mesa, isso faz parte da boa educação em não infringir regras.

Líderes e colaboradores

Nem todos os grupos são iguais. Como líder ou colaborador você precisa entender a forma mais adequada de transmitir uma informação. Muitas vezes, os conflitos não ocorrem pela notícia em si, mas da maneira como ela é transmitida. Educação deve estar em primeiro plano e empatia é fundamental. Antes do feedback ou de algum comentário, pergunte-se: “Como eu iria me sentir se estivesse no lugar dele(a)?”.

Ser bajulador não é garantia de sucesso profissional.

Se algum colaborador está prejudicando o trabalho da equipe, o líder deve ser assertivo. Converse pessoalmente com o funcionário e exponha a questão de forma objetiva e pontual. Jamais fale de forma agressiva. Seja compreensivo, ouça o profissional. O objetivo não é gerar ônus, mas sanar o possível erro a favor da equipe e da empresa.

Em caso de acúmulo de tarefas, o colaborador deve elencar prioridades. O superior imediato deve ser informado sobre o andamento do trabalho, a fim de evitar conflitos ou imprevistos desagradáveis.

Em processos internos, para mudança de cargo, não fazer marketing pessoal. Exponha as suas habilidades pessoais ou competências técnicas no momento e lugar exatos, quando for solicitado e houver necessidade.

Uma postura profissional correta facilita o trato com clientes e melhora o relacionamento entre colegas e gestores.

Boa sorte!!

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