Esmaltes podem transmitir Hepatite C

Esmaltes podem transmitir Hepatite C!

Qual a mulher que não adora um esmalte? Mas existe um perigo por trás dele…

Esmaltes
Esmaltes

Todas nós amamos “esmaltes”, e nunca ficamos com as unhas “nuas”, ainda mais com essa imensidão de cores, novidades e mais novidades, cada dia é um lançamento novo, nós somos incapazes de não usá-los.

Prestem muita atenção, é um ALERTA o que se segue abaixo:
A hepatite C é uma contaminação viral que inflama e ataca o fígado deteriorando este órgão, portanto é urgente o diagnóstico e tratamento da doença, apesar de que muitos portadores do vírus não possuem conhecimento do fato (por ser assintomático) e casos que demoraram até 20 anos para detectarem o problema.

Até podemos achar que não é tão sério ou grave, mas vale a pena considerar a possibilidade que existe de contaminação.

A transmissão se dá especialmente por sangue contaminado, e como estamos falando de esmaltes, unhas, cutículas, é preciso estar atenta ao manuseio e higienização de todo material utilizado pelos profissionais da área da beleza e saúde.
A esterilização dos instrumentos utilizados pelas profissionais como os alicates e espátulas, os palitos, pois com um simples descuido, os instrumentos podem causar cortes e sangramentos.
Cortadores de unha, espátulas e palitos de metal, devem ficar de uma a duas horas em estufas ou autoclaves, e as lixas, palitos de madeira (bastões) devem ser descartados após o uso.

Para as profissionais dos salões de beleza vale a dica: perfeita higienização e esterilização adequada de todos os objetos após serem usados em cada cliente de maneira que cooperem para evitar contaminações, e cliente, fique de olho e exija, é dever das profissionais utilizarem esse procedimento, e como estamos tão acostumadas com nossas manicures, a freqüentar os salões que são de nossa confiança, muitas de nós mulheres, e homens também que tem frenquentado os salões (não é vergonha nenhuma), não sabem que o vírus da hepatite C pode se manter vivo por até quinze dias dentro de um frasco de esmalte e por mais de 7 dias, o vírus da Hepatite C permanece no sangue seco.
Veja como isso ocorre: ao retirar a cutícula, se houver algum ferimento, acontece o sangramento e ao passar o pincel do esmalte sobre a cutícula e a unha, contamina o pincel com o sangue que ao ser levado pra dentro do frasco de esmalte, armazena ali o vírus por até 15 dias como falado acima.

Espantoso!!?? É isso mesmo, espantoso!! Não atentamos para isso, não é mesmo? E Como trocamos de esmaltes com muita freqüência, sentiu o risco??

Nos salões, os esmaltes são usados em todas as clientes e pode ser perigoso sim! Fique atenta!!
esmalte

Raramente a hepatite C apresenta sintomas, e quando estes ocorrem, podem ser bastante sutis como a hepatite A (diarréia, enjôo, febre, vômito). Se notar a urina amarela escura, olhos amarelados, procure um médico. É difícil o diagnóstico da doença por não se manifestar, mas o tratamento e recuperação são eficientes e reais desde que aplicada a medicação correta.

A transmissão da Epatite tipo C (vírus) é o sangue, pelos alicates, agulhas e outros instrumentos cortantes infectados.
Atualmente a transmissão mais comum são as drogas injetáveis com os usuários compartilhando a mesma agulha, e pode-se transmitir através das relações sexuais, apesar do risco ser bem menor.
E os sintomas praticamente não existem e quando eles surgem são os sintomas como da hepatite A (febre, diarréia, vômito…) e devem ser diagnosticados através do exame de sangue específico, e o tratamento é feito através de remédios que fortalecem o sistema imunológico, que vão atuando e ajudam o fígado a combater a inflamação. Esses medicamentos curam oito em cada dez pacientes crônicos, e não há vacina.
Todos os casos devem ser diagnosticados, avaliados e tratados individualmente, e deve ser do médico a decisão e escolha do tratamento pois existem particularidades.

Aos portadores da Hepatite C, devem eliminar bebidas alcoólicas para sempre pois os mesmos têm três vezes mais chance de contrair cirrose hepática do que os não-contaminados, e nunca poderão ser doadores de sangue.

DICA especial: tenha um kit separado para levar na sua manicure, com todos os apetrechos necessários, inclusive os seus esmaltes. Isso vale para o uso doméstico também, cada membro da família deve ter seu kit exclusivo. É melhor prevenir…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *