Como trocar o pneu do carro

Trazemos dicas fáceis e práticas para as mulheres que ainda não sabem como trocar o pneu do carro. Este artigo vai deixá-las bem informadas de como trocar o pneu do seu carro com segurança e sem medo.

Normalmente os pneus do carros não possuem câmara de ar, ou seja , após furar, seu esvaziamento se dá de forma mais lenta que no pneu com câmara sendo considerado mais seguro.

Geralmente quando o pneu fura, se estivermos em movimento, temos que parar imediatamente o veículo para evitar que o pneu fique inutilizado, isso se dá porque o aro da roda pode rolar sob o pneu (que está murcho) e cortá-lo.

Devemos estacionar sempre o veículo em um local plano.

Para trocar o pneu do seu carro você vai precisar de:

trocar pneu do carro

* Chave de rodas em perfeito estado.
* Macaco de carro que suporte erguer o veículo com segurança. Em veículos de passeio geralmente o macaco deve suportar 2 toneladas. Recomendo o macaco “Jacarezinho”.
* Triângulo com catadióptrico para sinalização.

Procedimento Para a Troca do Pneu Com Segurança

Em primeiro lugar, encoste o carro em um lugar seguro, ligue o pisca-alerta, acione o freio de mão, acione o câmbio em “P”, caso o carro seja automático, ou engate a primeira marcha, caso ele seja manual. Desligue-o.

Troca de pneu (1)

Após assegurar que o automóvel está travado, saia, pegue o triângulo de emergência e o coloque a, no mínimo, 15 m de distância do seu carro. Se o pneu furou em uma estrada, essa distância deve ser triplicada, principalmente se seu veículo está parado logo após uma curva. Galhos de árvore também podem servir de sinalização junto com o triângulo.

Troca de pneu (2)

Retire todo o material necessário para troca. Geralmente, macaco, chave de roda e estepe ficam agrupados dentro do porta-malas, mas também há diversos carros que levam o pneu reserva sob o assoalho

Troca de pneu (4)

Pegue o macaco e antes de levantar o carro, a primeira coisa a fazer é localizar o ponto de apoio ideal do macaco no assoalho. Geralmente, esse local é sinalizado por um triângulo estampado na lataria, mas, se houver dúvida, consulte o manual de instruções para evitar danos ao veículo.

Troca de pneu (6)

Levante o macaco, rosqueando a chave interna, até que ele encoste no assoalho, momento em que processo começa a ficar mais “pesado”.

Troca de pneu (7)

Faça o primeiro desaperto dos parafusos com o pneu murcho ainda no chão. Fazer isso com a roda erguida é mais difícil, pois o pneu pode girar no processo. Desaperte todos os parafusos, mas sem soltá-los completamente.

Troca de pneu (8)

Hora de erguer o carro. Aqui, uma dica importante: não pare de levantar o pneu logo após ele desencostar do asfalto. Como o estepe cheio é mais alto do que o pneu vazio, você precisa de um espaço livre maior para colocá-lo.

Troca de pneu (11)

Termine de soltar os parafusos da roda. Cuidado ao soltar as últimas porcas, pois durante o processo o pneu pode inclinar-se ou até soltar-se completamente do freio, caindo no chão.

Troca de pneu (12)

Agora vem a troca de pneu propriamente dita. Retire o pneu murcho, pegue o estepe e coloque-o em posição. Não se esqueça de colocar a roda com o pneu murcho sob o assoalho após pegar o estepe.

Troca de pneu (13)

Alguns carros contam com um pino-mestre, que facilita a colocação do estepe no cubo de roda. Caso o seu veículo não tenha isso, apoie a roda com o pé e gire-a no cubo até que os furos fiquem alinhados com os buracos da roda. Após isso, coloque um parafuso para garantir que o pneu fique no lugar certo.

Troca de pneu (14)

Agora vem uma parte importante: os parafusos devem ser colocados e apertados em diagonal, para evitar o empenamento da roda. Caso a roda tenha quatro furos, o processo é feito em “X”. Nas versões com cinco furos, ele é feito em forma de estrela, conforme mostra a sequência de imagens, em sentido horário, começando na foto superior esquerda.

Troca de pneu (15)

Aperte os parafusos (sempre respeitando a regra do “X”) até que eles fiquem duros. Note que os estepes podem conter diversos alertas, incluindo a velocidade máxima autorizada — no caso do Peugeot 508 usado na reportagem, 80 km/h.

Troca de pneu (16)

Tire a roda que está sob assoalho, desça o carro e faça o aperto final das porcas. Você pode usar o peso do corpo para auxiliar na tarefa, mas não exagere para não danificar as porcas e o cubo da roda. Guarde o pneu murcho, os equipamentos e leve o carro com cuidado até o borracheiro mais próximo.

Troca de pneu (17)

aprenda como trocar o pneu do carro com o vídeo explicativo

Cuidados Com os Pneus Antes de Viajar

* Confira o estado dos pneus verificando a profundidade dos sulcos e se certificando de que o pneu não está “careca” ou com rachaduras laterais.
* Certifique-se também de que a Step está em bom estado.
* Lembre-se de levar o macaco, a chave de rodas e as travas.
* Carregue sempre o triângulo de sinalização.
* Procure manter a calibragem dos pneus entre 26 e 30 libras.

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