Como tratar a gengivite

A gengivite é caracterizada pela intensa inflamação gengival, no entanto inicialmente ela atinge a estrutura inicial do dente. Esta pode ser facilmente diagnosticada em pacientes que sofrem com problemas de sangramento na gengiva, no entanto apenas quando este é totalmente espontâneo ou provocado devido a uma escovação leve.

Essa doença é causada na grande maioria das vezes pela má higiene bucal onde pode haver a má escovação ou então a inexistência do uso do fio dental. A placa bacteriana que se forma nos dentes é a principal responsável pela causa deste problema, afinal quando os dentes estão sujos e com bactérias elas se instalam e corrompem a proteção causada pela placa.

É importante lembrar que as bactérias que causam a gengivite são seriamente transmissíveis assim como as bactérias que causam a cárie e outras doenças bucais. Essas bactérias estão diariamente presentes em nossa boca, no entanto quando fazemos a devida higiene elas não se manifestam caso contrario a gengivite aparece eminentemente.

Os primeiros sintomas deste problema são: sangramento da gengiva, sensibilidade, dor e vermelhidão além do mau cheiro que se instala em toda a boca devido á infecção da gengiva. Para se prevenir contra essa doença é aconselhável manter uma higiene bucal adequada, essa pratica serve tanto para a prevenção quanto para o tratamento.

Existem medicamentos que acabam facilmente com esse problema, no entanto é necessário um acompanhamento médico profissional, caso você queira complementar o tratamento temos uma boa dica os chás naturais estes podem ser feitos e após esfriar você deve realizar bochecho com ele.

Outra coisa que poderá ajudar são os bochechos com água oxigenada diluída em água morna, pois tendem a matar as bactérias e a cessar o sangramento. Em caso de dor excessiva procure tomar um analgésico ou pingar algumas gotas de anador liquido sobre a gengiva, lembrando sempre que se trata de primeiros socorros você deverá buscar um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *