Como se vestir para uma reunião de trabalho

Saiba como se vestir no trabalho, principalmente para uma reunião saiba onde a sua roupa pode fazer toda a diferença.

Vestir-se bem importa mais do que você imagina em uma reunião.

Entre não ligar para moda, mas vestir-se bem, adequadamente, alinhadamente, é bem diferente do que não ligar para moda e andar relaxadamente.

Entre o guarda-roupa estar lotado de roupas, também não significa que seu bom gosto e roupas da moda estejam presentes ali. Portanto, quantidade não é qualidade. Vejam nossa explanação e verifique no que poderemos ajudá-la para se adequar e mudar alguns pontos de extrema importância.

Meu guarda-roupa era quase vazio, consistia em apenas algumas camisas, umas 2 calças jeans e uma calça social, 2 vestidinhos, todos escolhidos a dedo para poder combinar uma com as outras. Eu não ligava para moda. Pegava qualquer camisa e qualquer uma das calças ou um vestido e estava pronta. Detalhe, usava as mesmas para qualquer ocasião.

Não entendia também porque as pessoas gastavam uma fortuna em sapatos, relógios e bolsas. Moda para mim consistia em pessoas ricas e fúteis. Eu estava errada…

Quando comecei a trabalhar, também comecei a ver e sentir a importância do “vestir bem”, me sentia um trapo (minhas roupas não eram de péssima qualidade), apenas eram “normais”. Comecei a prestar atenção ao que a moda é realmente e ao que eu estava usando.

Comecei a comprar roupas melhores e mais ‘fashion’ e uma coisa muito estranha e diferente aconteceu: ao invés das pessoas me tratarem pior e me acharem superficial, elas começaram a me tratar melhor, bem melhor.

Aí veio o motivo e comecei a entender: quanto melhor as pessoas se vestem, mais elas parecem ter status social e dinheiro, elas se sentem mais confiantes e as pessoas as respeitam mais.

Adquiri um novo conceito sobre moda e hoje tenho uma opinião completamente diferente. O seu ‘look’ reflete o seu estado de espírito, é um jeito de expressar a sua individualidade e de mostrar para o mundo que você faz parte de uma tribo, passa a mostrar para as pessoas o seu valor social.

Reconhecendo a importância da moda, preciso dizer que não sou a favor de gastar todo o dinheiro em roupas e acessórios, (afinal, quem gosta do meu dinheiro, sou eu) mas acho que é importante ter pelo menos algumas peças melhores, de boa qualidade, para causar uma boa impressão. Você vai precisar.

Lembre-se: as pessoas julgam você pela forma como você se veste, e a primeira impressão é a que fica (isso é verdade), e para tirar essa primeira impressão, pode ser tarde.

Se você quer impor respeito em uma reunião de trabalho, deve estar se vestindo e de maneira correta, então siga essas dicas para não errar.

Apresente uma imagem elegante

Elegante não significa “enfeitado”: significa refinado. Sua intenção deve ser parecer profissional e não bonito ou na moda: uma aparência exterior clássica e estruturada é um sinal do que você tem em mente.

– Cuide dos detalhes: cabelos e unhas bem cuidados, limpos, maquiagem suave, sem exagero, roupas bem passadas, sapatos engraxados e meias perfeitas mostram que você leva seu trabalho a sério.

– Se a sua área é conservadora, vista-se de forma conservadora. As mulheres podem evitar riscos usando saias e terninhos em cores escuras, conservadoras, sapatos que cobrem os dedos e blusas, em vez de camisetas.

Os homens podem vestir um terno escuro bem cortado, de cor discreta, e uma gravata sóbria.
Lembre-se que os sapatos pretos combinam melhor com ternos marinhos, cinzas e pretos; sapatos marrons combinam com ternos marrons ou beges.

Use sapatos de couro com cadarços e engraxe-os regularmente. Suas meias devem combinar com a cor de suas calças, a menos que seu terno seja bege. Neste caso, as meias devem combinar com os sapatos.

Seja cuidadosa com as cores:

Os consultores de imagem enfatizam que as cores que você veste não apenas expressam sua personalidade, mas também influenciam o modo como os outros reagem a você.

As cores para carreiras tradicionais são o preto, o cinza, o azul e o vermelho.

– O preto é elegante e sereno e obviamente o mais formal;

– O cinza-escuro é uma alternativa segura para o cotidiano e para reuniões de negócios especiais;

– O azul, principalmente o marinho, é uma cor bem-sucedida no meio corporativo, transmitindo confiança e credibilidade;

– Tons mais claros sugerem avidez e entusiasmo. E embora o vermelho indique força, foco e controle, é uma cor “agressiva”, portanto, não use um traje totalmente vermelho!

Da mesma forma, para as mulheres, o verde-claro, o amarelo, o rosa suave e o azul-claro são bonitos e femininos, mas apenas acrescente toques dessas cores, em vez de usá-las para criar um traje completo.

Vista-se para o cargo que deseja

Se você for um gerente ou tiver um cargo mais alto, poderá mostrar respeito vestindo-se um pouco melhor do que aqueles abaixo de seu cargo. Se você quiser subir na empresa, vista-se de acordo com o cargo que você quer, não com o cargo que você tem. Se você gostaria de ser um gerente, tenha a aparência de alguém que possa ocupar essa posição.

Vista-se como seu chefe, mas seja cuidadoso: você não deve deixar isso muito óbvio!

Não seja tão informal

Há uma diferença entre roupas que são apropriadas para ir trabalhar e aquelas que são melhores para o fim de semana. Se você vestir jeans no escritório, ele deverá ser escuro e bem ajustado, com as barras bem feitas. Nunca use chinelos, trajes de praia ou qualquer coisa muito reveladora, folgada ou apertada.

Homens que usam cabelos compridos devem mantê-los presos; sua barba deve parecer bem cuidada, como você a quer, não como se você não tivesse tempo para fazê-la. As mulheres devem usar maquiagem neutra, discreta e guardar o brilho para a noite.

OBS: Piercings no rosto, joias na língua e tatuagens, perfumes e loções pós-barba fortes simplesmente não fazem parte do ambiente de trabalho corporativo.

Vista-se para a ocasião

Se você tiver uma apresentação ou uma reunião com clientes, preste mais atenção à sua aparência do que normalmente. Afinal de contas, você quer ter certeza de que as pessoas ouvirão o que você diz em vez de serem distraídas pela sua aparência. Quando se trata de reuniões com clientes, a regra prática é se vestir um pouco melhor que seus clientes.

Lembre-se: Outro ponto importante que não pode jamais ser esquecido: não vista nada muito escandaloso para a festa do escritório: seus colegas nunca, jamais esquecerão!

reuniões capa business-woman-table-group
reunião roupas-entervista11

Dicas do que vestir

Use camisa: Melhor que qualquer outra peça de cima, a camisa dá um ar mais sério e impõe mais respeito.

Use um jeans escuro: Não precisa ser tão séria. Então pra descontrair um pouco escolha um jeans escuro, assim você não vai errar.

Prenda o cabelo: O cabelo preso passa uma idéia de seriedade. Portanto fazer uma trança ou um coque vai cair muito bem para aquela reunião de trabalho.

Acessórios: Não se empolgue nos acessórios.Prefira um brinco pequeno e no máximo uma correntinha no pescoço. Se for usar a camisa por fora, um cinto grosso cai muito bem!

Sapatos: Salto alto, como os de um scarpin vão fazer grande diferença e lhe deixarão mais segura
reunião dicas_para_ser_feliz_com_seu_salto_alto
reuniões combinaes-diferentes reunião Set-1725139-500

Dicas para sua reunião

Estar atenta, ser objetiva e pontual, além de saber como se vestir adequadamente ao tipo de reunião, são apenas alguns dos pontos primordiais para o seu sucesso.

1 – Dê atenção extra à vestimenta. Suas roupas devem ser apropriadas ao tipo de reunião, isso não significa usar marcas caras e famosas, mas discrição e elegância.

2 – Seja pontual. Não deixe que ninguém fique à sua espera. Não use como justificativa de seu atraso a organização dos documentos que vai utilizar, pois eles devem estar prontos o quanto antes.

3 – Faça seu marketing pessoal sem exageros. O tom de voz é muito importante e a forma de se expressar também. Construa uma adequada comunicação interpessoal.

4 – Seja firme e objetiva ao argumentar e ao apresentar suas idéias, porém não deixe de usar a diplomacia e a polidez, além de prezar pela ética em suas respostas.

5 – Entenda qual é o seu papel na reunião e demonstre o seu comprometimento com as ações tomadas. Esteja atenta ao desdobramento da pauta.

6 – Busque sinergia, pois esse também é um momento de aprendizado. Cuidado para não ficar falando sozinha ou deixar de interagir com os outros, pois o objetivo da reunião é justamente o contrário.

7 – Fique atenta às suas expressões não-verbais. Muitas vezes não nos damos conta, mas nos expressamos com pequenos gestos. Abrir e fechar uma caneta dá a impressão de impaciência, pressa ou falta de interesse, por exemplo.

8 – Se você é quem vai liderar a reunião, fique atenta às condições do local: temperatura, ruído, ventilação, alimentação se for longa, iluminação, disposição dos móveis e equipamentos, evite telefones, inclusive celulares e bips, ou outros tipos de interrupções.

9 – Registre os assuntos importantes, pois você pode precisar retomar um dos tópicos. É fundamental criar uma metodologia simples de forma que tenha em mãos o que foi dito na reunião.

10 – Se for apenas participar, concentre-se na reunião e seja um bom ouvinte. Não há nada mais desconcertante do que perceber que o interlocutor não está prestando atenção ao que está sendo dito.

Então, na próxima vez que você tiver uma reunião importante, faça uma força um pouco maior em se vestir melhor. Importa mais do que você imagina.

reunião Isma-provador-de-estilo-3

Sucesso sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>