Como procurar emprego?

Veja algumas dicas e informações para facilitar e agilizar sua busca pela vaga desejada no tão concorrido mercado de trabalho.

trabalhoProcurando emprego? Está difícil?

Muitos(as) estão na luta, saindo da faculdade, outros procurando novas oportunidades e ainda outros buscando a recolocação no mercado de trabalho.

Vamos dar algumas dicas de como se preparar e tentar ajudar a facilitar a busca e a recolocação de vagas no mercado de trabalho, com 8 tópicos essenciais para facilitar essa busca por uma oportunidade de emprego.

Pois mesmo nas fases mais otimistas da economia procurar emprego não é tarefa fácil nem tão pouco simples.

É uma maratona que envolve planejamento e estratégia.

Vamos passar algumas orientações para profissionais que estão atentos por uma vaga no mercado de trabalho.

Aqui vão algumas dicas:

1. Informe-se

Cuidado ao disparar currículos sem antes ter se informado sobre cada empresa – o que faz, onde atua, quais são seus produtos e principais clientes etc. Assim como a empresa entrevista o candidato, este deve fazer o mesmo com ela, afirmam consultores.

2. Cuide da aparência

Aparência saudável, estar bem vestido e de forma adequada, é importante na hora de buscar uma vaga de emprego. Você é avaliado pelas competências técnicas e comportamentais e pela imagem que transmite.

terno-social-feminino-fotos-3

3. Tenha um objetivo

É de suma importância, saber quais são suas ambições a curto, médio e longo prazos. O empregador, na busca por um candidato, não quer apenas preencher uma vaga, ele procura alguém que deseja crescer junto com a empresa.

4. Faça networking

Grande parte das vagas não são divulgadas no mercado por causa das indicações. Portanto, esteja atento às oportunidades; crie uma rede de relacionamento capaz de ser acionada não só nos momentos de necessidade, mas também para compartilhar conhecimento. Isso pode ser feito na universidade, no trabalho ou até mesmo em eventos corporativos ou sociais.

5. Procure fontes especializadas

Sites de empregos ou corporativos, consultorias de recursos humanos e outras fontes especializadas podem ser alternativas eficazes na procura por emprego. É fundamental, porém, visualizar nessas ferramentas se as suas necessidades podem ser atendidas. Deve-se procurar as fontes mais adequadas para cada área, isso facilita na triagem, eliminando impossibilidades e aumentando as possibilidades.

6. Um bom currículo faz toda diferença

Um bom currículo contém objetivo e informações claras a respeito da formação e experiências profissionais do candidato. É importante ainda que o documento esteja alinhado à vaga, seja elaborado de forma sintética, e que os dados pessoais estejam atualizados.

7. Conheça o perfil que o mercado busca

As necessidades das empresas mudam de maneira rápida, portanto, a educação continuada é compromisso de todo profissional. É preciso prestar atenção também às competências comportamentais requeridas pelo mercado. Pessoas com espírito de equipe, liderança, flexibilidade estão entre as principais características procuradas nos profissionais.

8. Administre o tempo

Na maratona por uma vaga no mercado de trabalho, muitas vezes, o profissional se vê preso a dilemas que envolvem a escolha do emprego “A” ou “B”. Silvia Salmazo recomenda a participação de no máximo duas entrevistas de emprego por dia, em períodos diferentes.

Ficarem atentos aos horários das entrevistas pois se uma for marcada às 8h na região Leste de São Paulo, e outra às 10h, no centro ou do outro lado da cidade, é muito provável que não terá tempo de comparecer ao segundo compromisso. Nesse caso, é recomendável tentar negociar com a empresa outra data que possa ser mais favorável.

Outro ponto de suma importância é conhecer o trajeto para não chegar atrasado, e em grandes empresas é comum marcarem alguma das fases do processo seletivo em última hora. Na impossibilidade de conciliar dois compromissos o profissional deve identificar a melhor oportunidade e batalhar pela vaga que melhor se encaixará ao seu perfil.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>