Como lidar com as cãibras

Com certeza milhões de pessoas hoje em dia possuem um fato interesse com relação á este assunto, isso se dá por que grande parte da população sofre fluentemente com essas dores que podem ser chamadas de Cãibras ou Câimbras. Trata-se de contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético, além do mais são mais freqüentes durantes os exercícios físicos que causam dilatações.

É comum que pessoas sem condicionamento físico adequado sofram com esse problema, ele pode aparecer em forma de diversas condições clinicas como por conta de baixos níveis de cálcio no sangue ou então de potássio ou uma baixa oxigenação. Os movimentos repetitivos que agridem o nervo presente no local também podem ser fontes iminentes da causa das cãibras.

O acúmulo de ácido lático no tecido ocorre devido á uma degradação da glicose decorrente da ausência do oxigênio e ainda é a maior causa das possíveis reações da cãibra. Afinal não havendo oxigênio suficiente o acido lático é convertido de volta entrando em reação com as enzimas. Ela pode aparecer quando menos esperamos e sem que haja uma causa específica para isso.

Infelizmente ainda não se pode garantir um tratamento e uma possível cura para o problema das cãibras, no entanto existem informações com relação à prevenção da mesma que podem servir como auxilio as pessoas que possuem esse desconforto freqüentemente, por enquanto essas dicas são as possíveis formas de prevenção e tratamento veja quais são elas e como agir nessas ocasiões.

– Cuide de sua alimentação: Comer de tudo e de forma correta é fundamental para tratar e prevenir qualquer tipo de problema quando se trata das cãibras isso é ainda mais coerente. Alimentos tais como verduras, frutas, legumes e alimentos ricos em potássio (banana e batata com casca).

– Hidratação: Assim como alimentar-se bem hidratar-se bem também é indispensável. Consuma bastante líquidos principalmente a água, pois ela limpa nosso organismo e nos favorece com muito oxigênio e sais minerais importantíssimo para o fortalecimento dos ossos e nervos.

– Respeite os limites de seu corpo: Sua mente e seu desejo podem até levá-lo além mais lembre-se de que você deve trabalhar juntamente com o seu corpo, se ele não pode ir além você também precisa parar é como um trabalho mútuo os órgãos e a mente em cooperação com o corpo.

O que fazer: Em ocasiões de cãibras é indicado que você massageie o local com movimentos circulares, movimente bem o local onde esta tendo dor pois caso contrário poderá haver a paralisia do membro sem nenhuma respectiva de volta imediata, movimente ao maximo o local porém com cuidado para não ferir o nervo que se encontra retraído nesse momento.

*Interrompa imediatamente qualquer atividade que esteja fazendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *