É digno de ressalva que o fondue é um prato típico da Suíça, porém que faz grande sucesso no Brasil aliás em todo o mundo. Isso se dá tanto pelo delicioso sabor que ele oferece ao paladar quanto pela forma interessante á como se submete seu preparo. Este é realizado em uma panela ou recipiente próprio onde é aquecido por uma pequena chama que mantém o ingrediente derretido e em temperatura própria.

No entanto o mais interessante não é isso, nota-se que as pessoas comem na própria panela onde ele foi feito, afinal a temperatura do ingrediente não é quente nem fria de mais é ideal. Existem diversos tipos de Fondue entre eles o mais típico é o de chocolate com morangos. No entanto hoje daremos a receita de fondue de queijo. Essa é uma misture entre os sabores do queijo veja como é feita:

Ingredientes:
– 1 ¼ Xícara (chá) de vinho branco e seco
– 1 dente de alho
– 250 gramas de Gruyére ou Parmesão
– 250 gramas de Ementhalou tipo Estepe
– 1 ¼ xícara (chá) de álcool branco de cereja (Kirsch)
– 1 pitada de noz moscada ralada
– 1 colher (chá) de maisena

Modo de preparo: Corte o alho em pedaços depois o esfregue ao fundo da panela própria para fazer o fondue depois disso jogue fora. Com o fogo baixo coloque o vinho na panela até que ele comece a cozinhar e em seguida misture o queijo e a maisena depois vá colocando aos poucos na panela junto ao vinho. Mexa com movimentos tipo o numero oito quando o queijo derreter e borbulhar desligue.

Quando estiver pronto, se for à panelinha apropriada você deverá apenas abaixar a chama que esquenta o fundo da panela, caso esteja fazendo no próprio fogão de cozinha é indicado desligar, quando notar que esta endurecendo a mistura ligue o fogo e aqueça mais um pouco.

*Caso você não encontre os queijos citados acima os substitua por 500g de queijo tipo reino. Você poderá deixar um pouco de pimenta moída a parte para quem quiser se servir. Os acompanhamentos podem ser pão, biscoito, bolacha ou qualquer coisa que você preferir comer junto ao queijo. Bom apetite.

Deixe uma resposta