Aprenda a controlar o diabetes tipo 2

O diabetes se trata de uma doença metabólica, esta ocorre em organismo onde a presença de glicose é elevada. Esta glicose pode se elevar devido à má produção ou a ausência de produção de insulina no organismo, além disso, ela pode aparecer por fatores hereditários, pelo fato da obesidade e da gravidez.

Esta doença pode ser detectada facilmente através de um exame de sangue ou então através dos sintomas que a doença provoca no organismo como dificuldade de cicatrização, formigamentos, sede excessiva, cansaço, infecções, alterações de peso, visão destorcida, entre muitos outros, quanto mais rápida ela for descoberta melhor.

A única diferença entre a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2 é que a primeira é auto-imune, o sistema imunitário ataca as células pancreáticas que produzem insulina fazendo com que o organismo se volte contra ela mesmo, já Np segundo tipo ela é caracterizada pela insuficiência ou inexistência da ação de tais células.

Para controlar:
– Evitar ao máximo açúcar e seus derivados, pois provoca uma demanda grandiosa de insulina elevando gradativamente a glicemia dos diabéticos, esta regra vale para todos os tipos de doces. Lembrando que não é proibido mais o consumo deve ser moderado.

– Alimentos com fibras são grandes aliados dos diabéticos, afinal eles reduzem o esvaziamento gástrico e a absorção da glicose. Por isso alimentos tais como pães, arroz, feijão, grão de bico, frutas, verduras, legumes e lentilha devem estar na dieta dos diabéticos, pois melhoram a ação da insulina.

– No diabetes tipo 2 usar insulina não causa dependência, o uso desse hormônio indica apenas que a pessoa depende de sua suplementação, por isso pode e deve ser utilizado.

– O açúcar para adoçar alimentos ou bebidas não precisa necessariamente ser descartado ou substituído por adoçantes eles podem ser consumidos com moderação.

– Diabéticos não só podem como devem praticar atividades físicas, pessoas que praticam atividades físicas possuem um nível menor de glicemia.

– A insulina pode ser substituída como vimos na primeira dica pelos alimentos com fibras, porém sabemos que uma parte dela nunca deve ser descartada por completo.

– Os diabéticos podem ingerir bebidas alcoólicas, no entanto com a devida moderação, além disso, nunca deve ser ingerido sem ter se alimentado antes e depois.

– Sabendo com o estresse pode interferir no quadro é importante manter-se sempre calmo e paciente, além do mais cada pessoa possui um diagnostico diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *