Tratamento para quem sofre com compulsão por compras

Cá entre nós mulheres não existe nada melhor do que comprar não é mesmo! Quando estamos tristes compramos, se estamos felizes compramos mais ainda, até mesmo quando estamos de TPM nós queremos comprar. Quando isso se torna uma necessidade é chamado de compulsão e se trata de uma doença, mas que oferece tratamento eficaz.

O que facilita muito para que nos tornemos compulsivas por comprar é a grande facilidade de compra que temos á nossa disposição com a ajuda dos cartões de credito ilimitados, cheques, etc. Além do mais as lojas investem muito em liquidações que aparentemente são vantajosas nas mulheres que são mais compulsivas e acaba levando tudo o que vêm.

Para diagnosticar esse problema analise os seguintes aspectos:
– Compro por necessidade ou apenas por comprar?
– Costumo não utilizar aquilo que compro?
– Adquiro muitos objetos com as mesmas características?
– Não posso ver dinheiro que já até sei o que comprar com ele?

Essas são as principais características de uma pessoa que sofre com a compulsão por compras, ela sente o desejo de adquirir mais e mais coisas sem que haja uma real necessidade disso. Mas depois que a compra já foi feita e você para pra pensar o sentimento de arrependimento e de culpa se tornam maiores do que nunca e incontroláveis.

É possível tratar, mas primordialmente é necessário que a pessoa admita que esta doente e queira ser tratada, este é baseado em um acompanhamento psicológico e em casos graves inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou que sejam feitos em combinações especificas. O apoio de pessoas próximas é indispensável para uma boa recuperação.

Outro motivo pelo qual os familiares e amigos devem estar atentos é que a qualquer momento poderá haver recaídas, além do mais ficar o tempo todo jogando na cara da pessoa as dividas que ela fez não é uma atitude correta, como qualquer doença a compulsão toma conta dos atos do individuo e ele não se responsabiliza mais pelo que faz.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>