Sintomas da menopausa como amenizar

Mulheres com idades entre 45 e 55 anos de idade já podem sentir alguns sintomas da menopausa, quando acontece antes é chamada pelos profissionais de menopausa precoce ou prematura, pois varia de acordo com cada mulher.



O nome menopausa se dá pela última menstruação ocorrendo a transição do período produtivo para o não reprodutivo, com isso elas não reproduzem mais hormônios e a primeira indicação é o encerramento da menstruação.

Um sinal muito característico das mulheres que sofrem este problema são as ondas de calor repentina, alterações da libido, humor e sono e em algumas podem ocorrer até mesmo atrofia dos órgãos genitais com o passar dos anos.

Sintomas da menopausa



Como é feito o diagnóstico

duas formas dos diagnóstico ser feito como “a posterior” quando a mulher passa mais de onze meses sem menstruar ou climatério que é analisado através de sintomas, exames de sangue laboratoriais e outros exames clínicos específicos.

Outros exames devem ser contínuos mesmo com o aparecimento da menopausa como o papanicolau, mamografia, densitometria e ultrassom transvaginal, pois consegue analisar a saúde interna da mulher servindo também como exames preventivos.

Sintomas da menopausa

As mulheres não têm como evitar a menopausa já que ela pode acontecer a partir dos 40 anos, onde o fluxo vai parando aos poucos até que começam surgir os intervalos, onde as irregularidades na menstruação podem acontecer por cerca de três anos até cessar de vez.

– Distúrbios de sono
– Ondas de calor
– Dores de cabeça
– Irregularidade na menstruação
– Diminuição do interesse sexual
– Batimentos irregulares
– Dor nas articulações
– Suor noturno
– Dificuldades de concentração

Esses são alguns dos sintomas da menopausa que podem variar de mulher para mulher, já que cada uma delas reage de uma forma diferente. Por isso é importante ter o acompanhamento médico.

Como aliviar os sintomas da menopausa

Assista ao vídeo com algumas dicas de como aliviar os sintomas da menopausa que esse processo natural ainda assusta muitas mulheres.

Alimentação para diminuir os sintomas da menopausa

Alimentação saúdavel

É inevitável que as mulheres não passem pelos sintomas da menopausa e se sintam incomodadas, mas eles podem ser amenizados com uma alimentação balanceada e consumindo os alimentos certos.

Confira algumas das vitaminas importante para essa fase:

Vitamina C – importante para os hormônios ovarianos e pode ser encontrado em frutas cítricas.

Magnésio – ajuda no bom humor, relaxamento muscular e formação de neurotransmissores. Pode ser encontrados em grãos, cereais integrais, semente oleaginosas e beterraba.

Vitamina B6 – fundamental na formação de neurotransmissores e melhora o bem estar. Pode ser encontrado em grãos, ovos e cerais integrais.

Cálcio – garante uma massa óssea reforçada e ajuda na contração muscular. É encontrado em leite e seus derivados e também nos vegetais verdes.

Portanto, essas são algumas das dicas sobre como você pode amenizar os sintomas da menopausa com alguns alimentos. Porém a consulta com o médico é fundamental para que possa ser feito um tratamento adequado à sua idade e nível de menopausa.