Quais alimentos tem colágeno?

Conheça aqui os alimentos que tem maior quantidade de colágeno. O colágeno trata a pele, as unhas e o cabelo. Preste bem atenção e abrace a vida com mais saúde e livre do envelhecimento precoce.




Como o colágeno é produzido?

O colágeno começa a ser produzido no nosso organismo desde o ventre materno. Mas com a idade inicia-se o processo inverso, a redução da produção de colágeno.

Aos 50 anos, devido à diminuição do estrogênio (hormônio feminino), pela menopausa, nosso organismo só produz 35% do colágeno que necessitamos.

Para evitar a perda do colágeno, uma alimentação equilibrada e rica em proteínas estimula (e muito) a produção do colágeno.


Top 10 alimentos que contém colágeno

A principal função desses alimentos é prevenir o envelhecimento precoce, ressecamento e excesso de oleosidade na pele. Pronto! Tudo que nós queremos!!

Abaixo listamos os engredientes, monte o cardápio e é só começar o ritual de beleza.

1. Cenoura: seu principal componente, o ácido lipóico, revitaliza a pele e, de quebra, ajuda com o bronzeado. A indicação é comer uma cenoura pequena (72 g) por dia, que pode ser ralada, picada ou batida no liquidificador.

2. Frutas vermelhas: morango, amora e framboesa, que são ricos em cianidina e vitamina C, assim formam um exército imbatível contra o envelhecimento precoce da pele, o excesso de oleosidade e a formação de acne. Além disso, elas atuam na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele. A indicação é comer as frutas diariamente ou usá-las para sucos, vitaminas, iogurtes e gelatinas.

3. Iogurte: rico em probióticos, que são as bactérias que regulam o intestino, o iogurte garante a beleza da pele ao dar equilíbrio ao organismo. E um trunfo: o iogurte atenua as olheiras. A indicação é um pote (200 ml) por dia de iogurte desnatado.

4. Pele firme com abacaxi: a fruta tem uma substância antiinflamatória que atua diretamente na pele, combatendo acne e alergias. Além de dar firmeza aos tecidos. A indicação é fazer sucos, porção da fruta, assado, gelatinas, bolos, compotas e iogurtes. Comer 1 fatia (100 g), de três a quatro vezes por semana.

5. Mais juventude com uva!
Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. E ainda evitam o envelhecimento precoce da pele. A indicação é um cacho pequeno de uvas, três vezes por semana.

6. Castanha do pará: ela previne o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos e contribui para manter a elasticidade natural do seu rosto. Indicação: três castanhas-do-pará por dia.

7. Germe de trigo: rica em zinco e vitamina E, o germe de trigo garante uma pele macia e sempre jovem. Ele também evita a formação de acne e cravos! Indicação: 1 colher (sopa) de germe de trigo por dia.

8. Pepino. Esse vegetal é diurético, tem vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular, com um efeito extraordinário. Ele auxilia, ainda, na cicatrização. Indicação: 1 pepino médio (150 g), quatro vezes por semana.

9. Salmão no combate ao câncer de pele: usar filtro solar diariamente é o primeiro passo para proteger sua pele contra a doença. E acrescente salmão ao seu prato! Ele é rico em vitaminas C e D, que combatem o crescimento desordenado das células. Indicação: 1 posta ou filé (100 g), de duas a três vezes por semana.

10. Soja: ela é uma bênção para a pele e para a saúde em geral. A soja tem propriedades poderosas para evitar o ressecamento da pele e melhorar a elasticidade. Indicação: 1 colher (sopa) de soja por dia.

Viu? nada de extraordinário. Pronto! agora é só começar.