Por que os gatos deixam comida na beirada do pratinho?

Se você tem algum gatinho em sua casa provavelmente já deve ter notado que ele só come a ração que fica no meio do recipiente, deixando bastante comida dos lados. Pode até parecer frescura, mas existe uma razão pela qual esses animais costumam deixar comida na beirada do pratinho.



Esse comportamento é bastante comum entre os gatos, eles só costumam comer o centro e ignoram todo o resto da ração que fica na beirada.

Muitos gatos ainda costumam pedir mais comida mesmo tendo uma boa quantia de comida nas bordas. Acredite, seu gato não está sendo guloso, existe uma razão para o centro sempre ficar vazio, enquanto o resto ainda tem comida.

De acordo com pesquisas feitas sobre esse comportamento, os gatinhos costumam agir desta forma por dois importantes fatores.



meme_racao_gato

A primeira razão é anatômico –  eles não conseguem comer tudo que tem no recipiente por conta do focinho que não é longo o suficiente para alcançar a comida confortavelmente.

O segundo motivo para este comportamento é por conta dos bigodes dos gatos que são extremamente sensíveis, e ao serem espremidos contra as paredes do potinho pode causar um desconforto muito grande. Isso faz com que eles ignorem por completo a comida que ainda existe.

No entanto, existem formas para seu gatinho não passar mais por este tipo de situação: compre um pires!  Normalmente eles são achados em supermercados, é uma excelente opção já que não possuem paredes laterais.

Pratinho-de-Racao

Além do pires não machucar mais seu gatinho, ele também pode ser extremamente eficiente já que não acumula bactérias.

Os utensílios de plástico costumam acumular muitas bactérias, fazendo com que se torne ainda mais complicado para o seu gato continuar se alimentando nesse tipo de utensílio.

Você também pode conversar com o veterinário do seu gatinho para encontrar a melhor maneira para seu animal comer saudavelmente e sem qualquer desconforto!