O que fazer quando perder o celular

Já foi a época em que o celular era apenas uma alternativa, hoje ele é essencial e indispensável.
Virou objeto de desejo de adultos, jovens e até mesmo crianças, e muito cobiçado pelos, vamos chamar, “daqueles que gostam de pegar coisas alheias”. Portanto a melhor saída é se prevenir, tomar precaução.



Você acabou de adquirir um aparelho celular, lindo, do jeitinho que procurou: pesquisou, escolheu e enfim comprou.

celular

Estar em permanente alerta não só com o celular, mas com todos seus objetos como bolsa, carteira, dinheiro, documentos e do que tratamos no momento: o celular.
Se ocorrer de perder o aparelho, ser roubado ou furtado, existem várias formas de bloquea-lo, fora os problemas que terá que enfrentar.

– Primeiros passos para precaução de possíveis roubo ou perda.

– anote em lugar seguro o nº do IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho (nº único no mundo inteiro). Está na Nota Fiscal ou embaixo da bateria.
Não anotar no celular, porque se acontecer de perder não terá como saber o nº.
(dica: envie um email para si mesmo com o seu IMEI).

– Configurar o localizador com o fabricante do aparelho. Ajustar o aparelho para ter essa função.

– Faça um back-up – cópia de segurança do celular, onde estarão todos seus arquivos e contatos, e comprando outro aparelho, poderá passar diretamente para o outro aparelho.
O back-up é oferecido pelo fabricante.

– Coloque senha no aparelho, se não adiantar muito, pelo menos dificulta a ação imediata.

– Se for um aparelho muito caro e sofisticado, melhor fazer um seguro.

Mas………aconteceu……roubaram meu celular ou perdi meu celular… e agora??? O que eu faço???

O que fazer quando perde o celular, principalmente quando nem acabou de pagar?
( )OPÇÃO 1: cometer suicídio
( )OPÇÃO 2: ir até o inferno para resgatá-lo!
( )OPÇÃO 3: sentar e chorar
rsrsrsrsrsrssrsrs

Além de ficar sem o aparelho, o SEU aparelho…, quem perdeu ou teve o celular roubado/furtado poderão enfrentar outros problemas como: perca da agenda de contatos, arquivos de fotos, enfim todos os registros que ali constavam.

O que fazer quando você perde seu celular?

– Atenção para as dicas:

1º Ligue para a central de atendimento da operadora e solicite o bloqueio da linha – Se for um aparelho mais simples, entrar em contato com a operadora e solicitar informações sobre o bloqueio, ou efetuar o pedido de bloqueio ou cancelamento para a operadora.

2º Pegue o IMEI (nº de identificação do aparelho)

3º Faça um Boletim de Ocorrência ou assine um Termo de Responsabilidade na loja da operadora para bloquear o aparelho com IMEI – ajudará a polícia a tomar medidas para coibir a ação dos marginais, assegurando assim a segurança comunitária.

4º Bloquear a linha telefônica, e depois bloquear o aparelho *#06# – após digitar esse código, aparecerá na tela 15 nºs. anotar estes números e ligar na operadora e solicitar o bloqueio.

5º Se usa um smartphone oi Ifone com aplicativo de rastreamento, peça ajuda da polícia para tentar recuperá-lo.

Agora vamos ao caso contrário: para quem achou o celular perdido acima:

Achou um celular, no ônibus, no banheiro, numa festa, até mesmo na rua? Assuma a responsabilidade pelo aparelho e exerça o seu direito de cidadão honesto, para que o desapercebido que perdeu não amargue a perda.

– Mantenha-o ligado. Não só por questões óbvias de que o dono tentará ligar, mas, pelo fato de que se ele possuir um código PIN pra poder ligar o celular, você não poder digitá-lo se isso for necessário.

– Procure na agenda pessoas com parentescos declarados.

São regras básicas que podem, ao menos, minimizar o problema.

Dica: Dê ao menos umas 12 horas pra que a pessoa que o encontrou tenha a chance de entrar em contato com alguém. Só no caso de passar desse tempo e/ou você ligar e o mesmo estiver desligado, faça o recomendado acima.

Caiu na água, privada, enxurrada…..atenção ao que fazer para tentar, “tentar” recupera-lo.

– Não ligue o aparelho em hipótese nenhuma
– tirar a bateria, secar com toalha de papel. Jamais usar secador ou colocar no sol. A alta temperatura pode danificar os componentes eletrônicos do aparelho.
– Fazer uma caminha de arroz cru. Colocar em uma vasilha os grãos de arroz e cobrir o celular. Deixar por no mínimo 24 horas. O arroz absorve a umidade.

Depois é só ligar…… reze para que funcione.
Boa sorte!! vê se não perde mais….