O que é colesterol

Muitas pessoas ouvem falar, sabem que quando ele está elevado pode fazer mal à saúde, mas poucas pessoas realmente sabem o que é colesterol. O Dicas da Mulher responde pra você.

O que é colesterol?

O colesterol é como se fosse um tipo de gordura existente no organismo. É preciso mantê-lo sobre controle para conservar seu coração saudável. É utilizado para produzir bile, hormônios e transportar vitaminas. A maior parte dele é produzida pelo fígado (+ou- 70%, assim é claro a impotância que a genética tem para seus níveis de colesterol.

Tipos de colesterol

– LDL (colesterol ruim) Low-Density Lipoprotein;

– HDL, colesterol bom (Hifh-Density Pipoprotein, que são lipoproteinas de baixa e de alta densidade.

O LDL transporta o colesterol para dentro das células retirando-o de circulação, por essa razão, quanto mais baixo o LDL, melhor.

O HDL transporta o colesterol das células para o figado. Quanto mais alto o HDL, melhor.

Para manter esses níveis no sangue adequados, precisamos manter uma alimentação saudável, fazer atividades físicas regulares, e em alguns casos é necessário até medicação.

Consequências do colesterol  elevado

colesterol
Quando não controlados, os níveis de colesterol causam problemas ao coração e às artérias, podendo resultar em infarto e até derrame cerebral.

Mudanças de hábitos que podem fazer a diferença

* Alimentação saudável

peixe

* Atividade física. Dê preferência às que você goste (é muito importante que goste), consulte seu médico antes de começar qualquer atividade física

colesterol

* Controle com frequência a pressão arterial

* Mantenha seu peso sob controle

* Pare de fumar

* Consuma mais:
– Arroz integral;
– Batata assada com casca;
– Biscoito de leite;
– Granola;
– Massa com molho vermelho;
– Massa integral;
– Pão francês integral;
– Hortaliças e frutas
– Abacate;

– Abobrinha no vapor;
– Água de coco natural;
– Couve no vapor;
– Frutas com casca;
– Sopa de legumes;
– Suco sem coar;
– Vegetal cru ou no vapor;
– Leite e derivados;
– Leite ligth;
– Iogurte natural desnatado;
– Leite desnatado;
– Queijo tipo ligth;
– Queijo branco;
– Queijo cottage;

– Vitamina de frutas com leite desnatado;
– Requeijão ligth.
– Bife grelhado;
– Frango (sem pele);
– Carne sem gordura;
– Carne com legumes;
– Peixe assado,
– Peito de frango;
– Azeite e óleo de canola;
– Creme de leite ligth;
– Maionese ligth;
– Margarina ligth;

Suprima os açucares, refrigerantes; bebidas alcoólicas e cigarros.

Abuse da água, muita água durante todo o dia; exercícios físicos manterão você com toda disposição.

Um abraço e cuide-se.

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