Como evitar e tratar a hemorróida durante a gravidez



Sabe-se bem que o aparecimento de enjôos e náuseas é bem tradicional durante a gestação, porém o que não se sabe é a grande incidência de hemorróidas durante este período, o aparecimento da mesma esta relacionado ao aumento de pressão intra-abdominal que acontece devido a diversos aspectos tais como:

– Expansão do útero.
– Dilatação dos vasos sanguíneos.

Durante o período gestacional a produção de progesterona é acelerada fazendo com que este problema seja ainda mais comum, os especialistas ainda orientam que mulheres que sofrem com prisão de ventre correm mais riscos de apresentar problemas de hemorróida formadas por músculos e vasos sanguíneos presentes no canal anal.

A melhor forma de evitar esse problema mesmo antes da gestação é tomar todos os cuidados com a higiene do local, deve se evitar limpar a área com papel higiênico o correto seria ter sempre um equipamento lavatório para evitar o contato do canal anal com a aspereza do papel, ou então prefira lenços que sejam umedecidos.

Ainda recomenda-se uma dieta rica em fibras e a ingestão de ao menos dois litros de água, essas atitudes simples ajudam a regularizar o habito intestinal. Porém se o problema já estiver manifesto o tratamento inicial envolve cuidados higiênicos, uso de pomadas e medicamentos designados por um especialista confiável.

O tratamento e os cuidados são os mesmos para gestantes e também para que não esta nesse período gestacional, sendo assim a primeira coisa a se fazer é buscar ajuda médica por mais que pareça simples hemorróida é um assunto sério e merece atenção. Não busque jamais a automedicação informe um médico á respeito do problema.

Essa necessidade é real, pois depois de um tratamento indicado as hemorróidas podem desaparecer ou então podem se agravar, sendo assim um acompanhamento médico é muito importante, em casos da volta do problema se indica cirurgia para a retirada completa.