Como controlar o ciúmes as melhores dicas

Quando estamos em um relacionamento é natural cuidar e se preocupar com o companheiro, mas acompanhado desse sentimento vem o ciúmes que pode acabar destruindo o relacionamento quando se torna excessivo.



Dentro de um relacionamento é natural sentir ciúmes e querer cuidar um do outro, porém quando o sentimento começa ser excessivo tende a trazer muitos problemas e conflitos para a relação, muitas delas acabam.

Pesquisadores e estudiosos ainda estão fazendo pesquisas e procurando teses para entender como esse sentimento é gerado, mas acreditam que a pouca produção de catecolaminas faz muitas pessoas terem à personalidade frágil sendo mais propensas aos transtornos do coração. Ainda não há nada comprovado.

Controlar o ciúmes

Como controlar o ciúmes

Bom, como ainda não há nenhum remédio para combater ou aliviar os sintomas dos ciúmes a melhor maneira é aprender à controlar e entender melhor este sentimento que em excesso pode acabar destruindo um relacionamento.

Veja algumas dicas que podem te ajudar a controlar o ciúmes:

– Antes de qualquer coisa é preciso admitir que existe o ciúmes e em determinados momentos não consegue controlar esse sentimento.

– Reflita sobre os motivos pelos quais está sentindo ciúmes, realmente valem a pena já que as brigas podem ser geradas sem qualquer contextualização.

– Ambos devem ter a própria liberdade. Assim como você gosta de sair uma tarde com as suas amigas, ele também deve ter os amigos para sair e descontrair.

– Pense no tempo em que estão juntos, isso será uma grande resposta para compreender que nem sempre é preciso sentir tanto ciúmes. Se está com você é porque te ama.

– Não procure coisas aonde não existem, pois é como o velho ditado “Quem procura acha”. Na hora da raiva você pode encontrar alguma coisa simples sem contextualização e interpretar de forma errada ocasionando uma grande briga.

– O diálogo é uma das melhores terapias para o ciúmes, já que esse é o momento que poderá esclarecer tudo o que está pensando e “achando” que existe.

De acordo com profissionais não há cura para o ciúmes, apenas uma convivência inteligente com ele, mas para conseguir viver bem é preciso ter força de vontade e traçar as próprias estratégias a fim de evitar ou aliviar os tormentos.

Dicas para controlar o ciúmes excessivo

Assista as dicas de um profissional sobre como você pode controlar o ciúmes excessivo e construir um relacionamento saudável.

Ajuda profissional

O primeiro passo para conseguir controlar o ciúmes é admitir, mas nem sempre isso é fácil já que diversos fatores pessoais são envolvidos. Por isso se perceber que o sentimento está sendo excessivo e causando muitos problemas é preciso procurar um profissional.

Psicoterapeutas e psicólogos são grandes amigos e consegue ajudar você a compreender e controlar melhor esse sentimento que pode acabar com o seu relacionamento de anos em apenas alguns minutos.

Outras dicas de relacionamentos

Como pedir o amor da sua vida em casamento
Como não deixar o namoro cair na rotina
Como realmente saber se está apaixonada
Método reconquistar – como conquistar um amor