Benefícios da hortelã

É interessante incluir essa plantinha em nossa alimentação diária. Pois além de dar um gostinho especial nos alimentos ela possui uma variedade enorme de benefícios.



Experimente colocá-la em saladas e sucos. Além de se deliciar com o sabor da hortelã, você aproveitará todos os benefícios da planta.

Benefícios da hortelã

benefícios da hortelã

– Função analgésica: a hortelã tem poderoso efeito contra as dores, sendo indicada em caso de dores de cabeça e cólicas intestinais, hepáticas e nefríticas. Além disso, seu sumo, embebido em algodão pode melhorar as dores de dentes.

– Função calmante: é também um eficiente calmante natural, auxiliando no combate ao estresse e à depressão. Também é muito recomendado no tratamento da insônia.

– Função cardíaca: o suco de hortelã é excelente para aqueles que sofrem de problemas cardíacos, ajudando, inclusive, na redução dos níveis de colesterol.

– Função respiratória: os xaropes, feitos a base de hortelã, favorecem a expectoração, sendo fundamentais no benefícios da hortelãtratamento de tosses e outros problemas de garganta. Além disso, pode desempenhar papel de antiséptico bucal, eliminando aftas, infecções da boca em geral, incluindo bochechas e garganta (gargarejos).

– Função digestiva: a hortelã ajuda na digestão e combate a flatulência, vermes intestinais e outros problemas do sistema digestivo. É indicada também em casos de vômito e cólicas intestinais.

– Função sanguínea: é ótima para problemas circulatórios, depurando o sangue.

– Função cosmética: é um tônico poderoso, usado pela indústria cosmética em sabonete e cremes hidrantes; ajuda também na limpeza da pele, sendo muito utilizada no trato de cravos e e espinhas.

Antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas, antissépticas, anestésicas, vermífugas, calmantes e muito mais, incontáveis propriedades que auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da nossa saúde corporal e bem estar.

Além destas propriedades, as folhas da hortelã são ricas em vitaminas como a A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

benefícios da hortelã

Outro benefício da hortelã para a pele refere-se às picadas de insetos. Para aliviar a coceira, basta amassar as folhas e aplicar o emplasto sobre as picadas.

Devido à sua ação refrescante, a hortelã do tipo pimenta é um ótimo adstringente, ajudando também melhorar a tonalidade da pele. Para obter esse resultado, basta colocar 25 gramas de hortelã pimenta em meio litro de água fervente numa vasilha, aproxime o rosto e cubra a cabeça com uma toalha.

Como possui um perfume bem característico, a hortelã também é um poderoso vermífugo, espantando até formiga. Basta espalhar a hortelã seca ao longo do caminho feito pelas formigas ou ainda perto de portas e janelas. Plantar hortelã em vasos pequenos e mantê-los nesses locais também é uma boa pedida para espantar as visitantes indesejadas.

Receita com hortelã

benefícios da hortelã

Modo de fazer:

Cozinhe o abacaxi com um pouquinho de água e o adoçante. Depois de cozido,
passar no liquidificador com o leite de soja e a gema. Deixe a gelatina de molho em duas ou três colheres da água que cozinhou o abacaxi. Junte tudo e leve ao fogo para dissolver a gelatina e dar uma engrossada.

Depois de frio, junte as claras em neve e leve a geladeira. Sirva com folhas de hortelã!

Rendimento: 4 porções